Pular para o conteúdo

Principais Características de Crianças com Transtorno de Aprendizagem

A criança com transtorno de aprendizagem, é uma criança que apresenta, no plano educacional, um conjunto de condutas significativamente desviantes em relação ao seu grupo escolar. Caracteriza-se por: uma inteligencia normal, por uma adequada acuidade sensorial, quer auditiva ou visual, por um perfil motor adequado e por um ajustamento emocional.

As suas principais caraterísticas compreendem uma dificuldade de aprendizagem nos processos simbólicos: fala,
leitura, escrita, matemática e etc, independentemente de lhe terem sido proporcionadas condições adequadas de desenvolvimento (saúde, dinâmica familiar estável, oportunidades sócio-culturais e educacionais, etc.). A criança com TA manifesta uma discrepância no seu potencial de aprendizagem e exibe uma diversidade de comportamentos que podem ser provocados por uma disfunção neurológica. Manifesta frequentemente dificuldade no processo de informação no nível receptivo, integrativo e expressivo.

Entre os comportamentos mais frequentes podemos citar:

  • Hiperatividade
  • Transtorno de Atenção
  • Impulsividade
  • Dificuldades Específicas de Aprendizagem (dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia)
  • Problemas de audição e fala
  • Problemas psicomotores
  • Qualquer criança de qualquer classe social ou de qualquer nível econômico, pode se sentir estressada e insegura pelas exigências escolares e como consequência esse fato pode acarretar conflitos familiares.

O prioritário é atender às modificações dos fatores que envolvem e afetam a aprendizagem da criança. Não podemos nos esquecer que logo que a criança obtém um rótulo de insucesso, ela sente que falhou, o que poderá levar a impossibilidade de se afirmar em termos de pessoa.

Se ao contrário, basearmos o ensino na otimização das áreas fortes da criança, ganhamos tudo, nada se perde. Aprendendo a falhar na escola, as crianças, futuros adolescentes e posteriormente adultos, se sentirão inseguros e falharão em pensar e em trabalhar eficientemente, permanecendo marcadas quando derrotadas, pelo insucesso.