Pular para o conteúdo

Trabalho Social

Após um período realizando diagnóstico diferencial e atendendo um número generoso de jovens oriundos de escolas públicas, observei que estes, chegavam de 3 a 4 anos mais tarde, ou seja, com idade mais avançada do que aqueles que tinham a opção de pagar pelo mesmo serviço, existia ainda o agravante de estarem em maior defasagem em relação ao seu grupo e faixa etária, no que se refere ao aproveitamento acadêmico.

A grande maioria, após diagnostico, tinha que se submeter a longas filas de espera para tratamento gratuito, em instituições públicas, onde as vagas são limitadas e a demanda é grande. Em sala de aula pouco ou nada mudava. Não porque os professores não tivessem boa vontade, mas por não saberem como lidar com esse aluno.

Assim, unindo a experiência clinica com a educacional, surgiu a idéia de atender estes jovens, suas famílias e as escolas nas quais estudavam. Para otimizar o tempo, entre outras questões, o atendimento em grupo surgiu como solução. Para viabilizar esta ação, tanto a ABD – Associação Brasileira de Dislexia quanto o Instituto ABCD, que patrocinou o projeto, foram imprescindíveis.

Objetivos e resultados do projeto “Atendimento Integral em Grupo
A carga horária deste projeto foi de 18 meses e meio, com encontros semanais de 90 minutos, tanto para o atendimento do grupo de jovens, quanto para o grupo de familiares.

O objetivo principal durante o processo foi desenvolver a expressão oral, leitura e escrita, exercitando as competências cognitivas e as praxias, que via de regra, encontram-se mais prejudicadas para o disléxico. Sempre visando proporcionar mudança no processo de aprendizagem escolar, antes lentificado ou estancado, garantindo melhor desempenho acadêmico por meio do uso da língua de forma eficaz, assim como, a conquista do seu espaço no grupo, levando ao aumento da confiança, autoestima, crescimento do potencial criativo e com redução nos níveis de stress.

Observou-se melhora na expressão oral (enriquecimento do vocabulário e maior segurança na comunicação, se expressando de forma mais clara); na leitura de textos (envolvendo compreensão, interpretação e consciência fonológica) e na produção de textos (ganho de ritmo na escrita, dominando o modelo caligráfico cursivo e melhor organização das idéias).

Foram atendidas nesse trabalho as seguintes escolas da rede pública e privada:
Municipais:
– E.M.E.F. Bartolomeu Lourenço de Gusmão – V. Santa Isabel, SP/SP
– E.M.E.F. Celso Leite Ribeiro Filho – Bela Vista, SP/SP
– E.M.E.F. João Ramos – Tremembé – SP/SP
– E.M.E.F. Vivico Pereira – Jandira – SP/SP

Estaduais:
– E.E. Charles de Gaulle – Jardim Tuá – SP/SP
– E.E. Gertrudes Eder – Itapecerica da Serra/SP
– E.E. Papa João Paulo I – Santo André/SP
– E.E. Prof. Carlos Aires – Grajaú, SP/SP
– E.E. Prof. Felipe Ricci de Camargo – Santo André/SP
– E.E. Rodrigues Alves – Paraíso, SP/SP

Particulares:
– Colégio Família Stella – Osasco/SP
– Escola Sagrada Família – Jandira/SP

Fundações:
Fundação Bradesco – Osasco/SP

A intervenção terapêutica em grupo possibilita aos jovens construir um novo “modelo de aprendizagem” que lhes permite o desenvolvimento necessário no meio escolar e social em que estão inseridos.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.


Depoimentos

Programa sobre Neurociência, crianças e adolescentes para o curso de especialização “Ética, valores e saúde na escola”, da UNIVESP TV – Universidade Virtual do Estado de São Paulo, produção TV Cultura.

E-mail de agradecimento, enviado por Isabela Santos

“Ana Luiza,
Boa noite! Me chamo Isabela, realizei tratamento de Dislexia com você no ano de 2009. Entrei em contato com ABD para saber se você permanecia na instituição, com isto,  me informaram seu e-mail. Pode ser que a senhora não lembre de mim; mesmo assim gostaria de agradecer pelos momentos de dedicação que nos concedeu, a cada criança que passou por sua vida. Hoje conto com orgulho os 7 anos de tratamento contra a Disxelia, e como eles foram fundamentais para conquistar o que tenho hoje; sei que tenho muito a alcançar ainda, mas sou grata pelas pequenas coisa, que imaginava nunca poder adquirir.Espero que receba este e-mail, e saiba que guardo até hoje cada atividade e cada palavra que marcou uma vida.

C/ Carinho,Isabela Santos”